Olá, mais um extra do blog da Lotus para vocês, sejam bem-vindos! 😁
Como vocês sabem, esse blog todo é sobre um projeto que consiste no desenvolvimento de um sistema. A Lotus conta com desenvolvedores de back-end, de front-end, full stack, além de responsáveis pelo banco de dados, e esses, foram apresentados anteriormente em um post aqui no blog (confira: Extra - Equipe Lotus).
Pensando que alguns leitores podem não saber o que faz um desenvolvedor back-end, ou full stack, etc, esse post vai explicar de uma forma bem resumida um pouco sobre essas áreas dentro do desenvolvimento de sistemas.
1. O que é "back-end" ?
O back-end trata-se de tudo que está por trás de uma aplicação, baseado em informações trocadas entre banco de dados e navegador. Está relacionado também com servidores, segurança, estrutura, gerenciamento de conteúdo e atualizações. Esse tipo de aplicação serve para tratar os dados e também é o local
onde ocorrem as inserções, arquivamentos e leituras de dados, por trás
de uma aplicação. São recursos que garantem a concretização dos
processos mais simples em um ambiente eletrônico, e também de ações mais complexas. As coisas desenvolvidas no back-end não são visíveis pelos usuários.
2. O que faz um desenvolvedor back-end?
Um desenvolvedor back-end trabalha pensando em soluções para uma operação. Ele está conectado à experiência do usuário (UX), proporcionando uma navegação ágil e intuitiva. Seu papel é entender os objetivos do
projeto e criar soluções eficazes, armazenando dados e também
assegurando que eles sejam exibidos para o usuário que deveria ter
acesso a eles. O responsável pelo back-end precisa ter uma noção clara dos
objetivos do projeto e deve ser capaz de manter a segurança das
informações, principalmente com o aumento constante de dados. Algumas atribuições da pessoa
desenvolvedora back-end são: conhecimento de linguagens de programação
web, integração de aplicações e domínio
do banco de dados, raciocínio lógico para compreender
códigos e comandos, além de uma visão ampla da Tecnologia da Informação.
3. O que é "front-end" ?
Podemos classificar o front-end como a parte visual do site. É onde o usuário interage diretamente, seja em softwares, sites, aplicativos, etc. Essa parte da aplicação busca facilitar a usabilidade e garantir que a ferramenta realmente funcione conforme o esperado, garantindo uma experiência de qualidade para o usuário.
4. O que faz um desenvolvedor front-end?
Um desenvolvedor front-end é responsável por desenvolver, através do código, uma interface gráfica. Para isso, normalmente se utiliza as tecnologias de base da web, que são: HTML, CSS, e JavaScript. É essencial que o desenvolvedor tenha uma preocupação com a experiência do usuário, pois ele vai projetar com quais ferramentas o usuário irá interagir.
5. O que é "full stack" ?
Basicamente, Full Stack é o nome de um tipo de desenvolvedor. Diferente do Front-end e do Back-end, que são partes de uma aplicação, full stack, trata-se do profissional que atua nessas duas partes.
6. O que faz um desenvolvedor full stack?
O desenvolvedor full stack é aquele que trabalha com todas as tecnologias que envolvem o desenvolvimento web. Ou seja, programa tanto o back, quanto o front, atuando nas duas partes. Por isso, um dev full stack deve ter conhecimentos para desenvolver no back, com suas respectivas linguagens e tecnologias, e no front, também com suas respectivas linguagens e tecnologias. Algumas das responsabilidades que podem ser conferidas a esses profissionais são: levantamento de requisitos, modelagem de banco de dados, programação back-end, programação front-end, programação mobile, configuração de servidor, entre outras.
7. O que é "banco de dados" ?
O banco de dados, dentro do desenvolvimento de sistemas, trata-se de uma coleção organizada e estruturada de informações ou dados, normalmente armazenadas eletronicamente em um sistema de computador. Essas informações são guardadas de forma a permitir sua recuperação rápida e eficiente. Existem diversos modelos de banco de dados, como: em rede, hierárquico, relacional e orientado a objetos.
8. O que faz um DBA (Database Administrator) ?
Um database administrator (administrador de banco de dados) atua criando, instalando, monitorando, reparando e analisando as estruturas de um banco de dados. Ele deve assegurar segurança, disponibilidade e eficiência à base de dados. Para ser DBA é preciso conhecer o banco e suas peculiaridades.
Por hoje é só pessoal. A equipe Lotus espera que esse conteúdo tenha sido útil, e que contribua de alguma forma com os estudos de vocês. Aqui estão as fontes de onde foram tiradas as informações, caso queiram se aprofundar:
Back-end
Front-end
Full Stack
Banco de Dados
Os membros te agradecem por ler, Até logo! 😉
Comentários
Postar um comentário